Treinamento Funcional é uma alternativa dinâmica de realizar atividades física

Os treinos acontecem no Parque dos Ipês e na Praça do Parque Alvorada. (Foto: Divulgação)

Praticar exercícios físicos e ter bons hábitos alimentares

O treinamento é realizado de forma dinâmica e mais atrativa que as atividades ou treinos convencionais, trabalha diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à especificidade da vida diária.

Durante as atividades o grupo é dividido em equipes que precisam realizar todas as tarefas propostas pela treinadora em um circuito. A ideia é um motivar o outro e acima de tudo fugir daquele espaço de academia, fechado, com musica alta e o mais estressante ficar esperando o outro terminar de usar o aparelho para que possa utilizar.

O objetivo é inspirar as pessoas e mostrar a elas do que são capazes. É um trabalho de corpo, mente e espirito, tirando as da zona de conforto. O exercício ao ar livre proporciona uma ligação com a natureza, a sensação de liberdade. Na academia muitos se sentem envergonhados, nas praças é diferente.

Segundo vários alunos, o grande diferencial é o dinamismo que o treinamento funcional oferece. Geralmente, asatividades são realizadas ao ar livre, em contato direto com a natureza. É algo intenso e rápido, diferente da monotonia de uma academia, sem contar no circuito que é dinâmico.

Os benefícios

Além da tonificação muscular, o Treinamento Funcional implica maior complexidade do movimento e envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz o organismo ter um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como melhora da flexibilidade, emagrecimento, otimização da coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório. Isso tudo além de motivação e do aumento da autoestima.