Aula na academia de acordo com seu objetivo

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Fugir do sedentarismo ao menos duas vezes por semana pode aumentar e muito seu bem-estar e autoestima.Além, é claro, de trazer benefícios para saúde. Se você é daqueles que não é muito fã de musculação ou não tem muita disciplina para fazer exercícios sozinho, as aulas são uma ótima opção. Ter um professor e uma turma é motivante. 

Para iniciar qualquer atividade física é essencial passar pela avaliação de um educador físico, caso ele ache necessário pode lhe encaminhar para um médico. Pessoas com problemas de saúde devem sempre consultar seu médico sobre os exercícios mais indicados. Veja abaixo uma lista sobre os tipos de aulas mais encontradas nas academias.

Balance

É uma aula mais calma como foco na respiração correta e condicionamento postural. Combina técnicas de Tai Chi, Yoga e Pilates. Os exercícios treinam o equilíbrio físico e a concentração, evocando a harmonização entre corpo e mente. Alongamento e força são outras qualidades adquiridas durante esta atividade. Geralmente é praticada com pés descalços.

Média de calorias gastas por aula: de 250 a 350 kcal
Indicado para pessoas que vivem em ambientes estressantes; passam muito tempo sentadas ou em pé, tem problemas posturais, tendência a depressão
Melhor escolher outra atividade se você é viciado em adrenalina – por ser uma aula mais calma; quer emagrecer em pouco tempo


Pilates

Técnicas de conscientização corporal, controle motor e alinhamento postural, através de exercícios com aparelhos criados especificamente para essa atividade. O pilates fortalece músculos fracos, alonga músculos encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, prevenindo lesões.  Ensina a respiração através do diafragma e ajuda a adquirir força abdominal. É indicado para recuperação ou convivência de patologias músculo-esqueléticas, como dores lombares. Este tipo de modalidade é mais comum ser encontrado nas academias como Mat Pilates, uma versão da técnica sem os grandes aparelhos. Os movimentos são feitos apenas no chão, valendo-se do peso do próprio corpo e da força da gravidade, e de alguns acessórios como bolas, faixas e pesos.
 
Média de calorias gastas por aula: cerca de 300 Kcal
Indicado para adquirir força e definição muscular, equilíbrio e relaxamento; pós-reabilitação combinado com fisioterapia
Melhor escolher outra atividade se você sofre de casos especificos de hérnia, inflamações na coluna, osteosporose, prótese. De qualquer maneira, procure um médico antes de começar.

 
Yoga

Prática milenar indiana que consiste em combinar exercícios posturais com respiração adequada, através do diafragma. As posturas são feitas em série no chão ou em pé. A atividade estimula a participação da mente de uma forma meditativa, incentivando a concentração e consciência corporal. Melhora o condicionamento físico, postural, emagrece e é indicado para aliviar tensões. Existem diversas modalidades de yoga, algumas mais leves e lentas e outras mais vigorosas. Converse com o instrutor para saber qual o tipo mais adequado para você.

Média de calorias gastas por aula: 225 a 500 kcal
Indicado para quem busca um exercício que além de fortalecer os músculos seja tranquilizante; para quem sofre de ansiedade ou estresse, mulheres com forte TPM
Melhor escolher outra atividade se você prefere exercícios aeróbicos ou quer perder peso mais rápido

 
Alongamento

As aulas de alongamento trabalham a flexibilidade e o relaxamento do corpo. Exercícios físicos ou mesmo um longo dia de trabalho provocam tensão nos músculos. Nada melhor que uma aula de alongamento para relaxá-los. A atividade ainda melhora a respiração, aumenta nossa disposição e bem-estar. A aula se dá com uma sequência de posições, permanecendo de 10 a 30 segundos em cada. A medida em que o corpo vai se acostumando com a posição vai permitindo uma maior extensão dos músculos. Sempre em movimentos lentos.
 
Média de calorias gastas por aula: entre 150 e 200 Kcal
Indicado para todos. O alongamento faz parte de todas as aulas. Porém, é muito bom dedicar uma aula inteira só pra ele, principalmente para quem sofre com dores na coluna, musculares ou com o estresse 
Melhor escolher outra atividade se você preferir substituir esta por yoga, pilates ou balance


Pump

É uma musculação adaptada para sala de aula. Utiliza acessórios como barras, anilhas e pesos. Treina força e resistência, provocando definição muscular, melhora da postura, densidade óssea e condicionamento físico. Normalmente, cada música da aula é trilha sonora para uma combinação de exercícios que foca em uma parte do corpo, como peito, costas, bíceps, tríceps, abdome, glúteos. Não esquecendo nunca do aquecimento inicial e alongamento no fim da aula.
 
Média de calorias gastas por aula: de 380 a 600 kcal
Indicado para quem deseja ver e sentir resultado rápido; e para quem precisa perder peso localizado, ganhar força muscular e leve hipertrofia
Melhor escolher outra atividade se você tem problemas de coluna ou nas articulações


Step

Uma das atividades aeróbicas mais antigas das academias. Consiste em acompanhar coreografias em volta de uma plataforma que imita um degrau. Foco no condicionamento aeróbio, coordenação e ritmo. Melhora a coordenação motora e tonifica coxas e glúteos.
 
Média de calorias gastas por aula: de 270 a 700 kcal
Indicado para quem quer emagrecer. É muito bom para as mulheres com gordura localizada nas coxas e quadris, os famosos "culotes"
Melhor escolher outra atividade se você está há muito tempo sedentário, tem problemas mais sérios na coluna ou articulações


 
RPM, Spinning ou Ciclismo Indoor

Treino em bicicletas ergométricas com variação de peso e ritmo da pedalada.
O objetivo é melhorar a capacidade aeróbia e resistência anaeróbia, através de esforços de grande intensidade, mas de curta duração. Este tipo de aula é famoso por ser uma das que proporcionam maior gasto calórico. Algumas escolas disponibilizam salas com iluminação diferenciada, mais baixa ou estimulante, com globo espelhado ou de luzes, ou imagem de paisagens nas paredes.
 
Média de calorias gastas por aula: 500 a 840 kcal
Indicado para quem espera ter resultados em um curto prazo; é competitivo e gosta de desafios, para quem é lesionado com facilidade, pois esta atividade tem baixo impacto
Melhor escolher outra atividade se você tem hipertensão, cardiopatias ou para quem sofre com lesões na lombar ou nos joelhos

 
Jump

Exercícios aeróbicos em cima de um mini-trampolim. É focado no condicionamento físico, alto gasto calórico e melhora da postura. A prática regular proporciona aumento da força muscular das pernas e glúteos, equilíbrio corporal, fortalecimento do abdome e da lombar. Para as mulheres é muito importante utilizar um top que deixe os seios bem firmes durante o exercício. Ativa a circulação de sangue e ativa o sistema linfático.
 
Média de calorias gastas por aula: até 800 kcal
Indicado para quem tem bastante retenção de líquido, quer combater a celulite, gosta de atividades diferentes.
Melhor escolher outra atividade se você é gestante, tem labirintite ou grande instabilidade nos tornozelos, joelhos ou quadril.


Combat ou Aeroboxe

Aula coreografada que combina vários movimentos de artes marciais como karatê, boxe, kickboxing, tai chi chuan, muay thai. O objetivo é imaginar um adversário a sua frente e acertá-lo com socos e chutes, dando golpes no ar. No exercício, também se treina movimentos de defesa e concentração.  Melhora condicionamento cardiorrespiratório, coordenação motora e agilidade.

Média de calorias gastas por aula: até 600 kcal 
Indicado para aliviar o estresse; para quem deseja melhorar seus reflexos, e aprender alguns golpes
Melhor escolher outra atividade se você tem problemas na coluna, ombros e joelhos


ABS

Aula com uma série de exercícios abdominais trabalhando todo o grupo muscular dessa região. É focada no fortalecimento e aumento da resistência da musculatura do abdome. Esta ginástica localizada, além de queimar as gordurinhas ao redor da barriga, é indicada para manutenção postural, fortalecendo a lombar. Geralmente são aulas mais rápidas, de 15 a 30 minutos. A aula pode variar no nome, sendo Abflex quando combinada com exercícios de alongamento, e ABS/Glúteo, com exercícios para os glúteos.
 
Média de calorias gastas por aula: 150 kcal por 30min
Indicado para perder gorduras abdominais e conquistar aquela barriga de tanquinho.
Melhor escolher outra atividade se você tem problemas na coluna.

 
GAP

A aula combina exercícios localizados para o fortalecimento dos músculos dos glúteos, abdome e pernas. É uma das preferidas das mulheres por abranger as três partes do corpo que elas geralmente mais se preocupam. Indicada para queimar gorduras localizadas e obter tonificação muscular.
 
Média de calorias gastas por aula: entre 150 e 300 kcal
Indicado para fortalecer os músculos do abdome e definir coxas e glúteos
Melhor escolher outra atividade se você tem problemas na coluna

 
Ball Trainning, Fit Ball ou Power Ball

Treino feito com auxílio de uma bola grande de borracha. Combina exercícios abdominais e de alongamento. Melhora a flexibilidade, força e equilíbrio. Geralmente é feito como complementação de outras aulas ou treino de musculação. A bola é usada também em aulas como balance e pilates.
 
Média de calorias gastas por aula:
cerca de 200 kcal
Indicado para variar os exercícios fazendo uma aula diferente, conquistar mais equilíbrio corporal
Melhor escolher outra atividade se você sofre de labirintite. 


Boxe

Arte marcial que utiliza somente os punhos para ataque ou defesa. Agachamento, esquiva e movimentação também são formas de desviar dos socos do adversário. Visa melhorar o condicionamento físico muscular e cardiovascular. A atividade ensina a controlar o uso da força, treina reflexos, melhora a coordenação motora e a percepção do tempo e do espaço. Além de incentivar perseverança e coragem, e aliviar o estresse. Para a prática é necessário o uso de acessórios como luvas, ataduras, protetor bucal, corda de pular e sacos de pancadas.
 
Média de calorias gastas por aula: 500 a 800 kcal
Indicado para quem sofre com estresse e ansiedade, quem deseja perder peso rápido
Melhor escolher outra atividade se você tem problemas no ombro, labirintite, hipertensão ou cardiopatias


Hidroginástica

Exercícios na piscina com os pés apoiados no chão ou em flutuação. A vantagem de fazer atividades na água é a diminuição do impacto e do esforço articular. Os movimentos são geralmente coreografados, acompanhados de músicas e acessórios como pranchinhas, espaguetes e boias. Fazer na água exercícios semelhantes aos feitos em terra firme consome o dobro de calorias.
 
Média de calorias gastas por aula: 250 a 450 Kcal
Indicado para todas as idades; recuperação de algumas cirurgias ou doenças como osteoporose; obesos; idosos; gestantes
Melhor escolher outra atividade se você tem lesões ou infecções cutâneas, febre, alergia ao cloro, labirintite; alterações renais ou esfincterianas; cardiopatias agudas