Fitness: o que vai bombar em 2014






Como todos os anos, o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) divulgou no dia 25 de outubro as grandes tendência para o fitness em 2014, atividades e exercícios que prometem bombar no ano que vem. 


A pesquisa ouviu 3 815 profissionais do setor no mundo todo. O treino intervalado de alta intensidade, também conhecido como HIIT (da sigla em inglês high intensity interval training), que envolve fazer um exercício o mais intenso que puder durante um período de tempo e depois fazer um pequeno descanso, em intensidade suave, será a grande "sacada" de 2014, tendo ficado em 1o lugar na enquete. O melhor: geralmente, os treinos que envolvem HIIT são curtos, não maiores que 30 min. Conheça outras atividades que prometem ser sensação:

1. Treino livre: usa o peso do corpo, ao invés de cargas. É uma das maneiras mais baratas e eficientes de se exercitar.

2. Treino de força: mais do que hipertrofiar, hoje os treinos de força são usados para manter a força e a resistência e também por quem estáse recuperando de uma doença ou cirurgia.

3. Programa de resultados: combina atividade física e orientação nutricionais com o foco na perda de peso. Algumas academias famosas, como a Bioritmo e a Competition, já oferecem programas como esses.

4. Programa de atividade física para idosos: já uma tendência no Brasil há alguns anos, visto que cada vez mais pessoas acima dos 50 anos procuram academias para cuidar da saúde.

5. Treino funcional: pelo que se percebe, continuará em alta em 2014. Ajuda a melhorar a força, coordenação motora, equilíbrio e resistência. Mais ainda: melhora a capacidade de as pessoas executarem as tarefas do dia a dia.

6. Personal training em grupo: a onda, agora, será reunir grupos de duas a quatro pessoas sob a orientação de um personal.

7. Ioga: não importa a linha nem o tipo de aula, a ioga continuará a toda em 2014.

8. Exercícios para crianças: é de pequeno que se cria bons hábitos, especialmente em relação à prática de atividade física. Dado que a obesidade infantil é a nova praga no mundo, será uma forte tendência o desenvolvimento de aulas e programas para os pequenos.

9. Ginástica laboral: a ideia é melhorar a saúde dos trabalhadores.

10. Core training: exercitar e fortalecer o core bombará em 2014. Além de melhorar a postura, ter o core fortalecido melhora a estabilidade.

11. Atividades outdoor: canoagem, SUP, não importa. Uma das ondas para o ano de 2014 é se aventurar fora da academia.

12. Circuit training: uma das maneiras mais divertidas de se exercitar, reúne cerca de dez exercícios feitos sequencialmente, sem intervalo.

13. Wellness coaching: é quase um personal. O coach na realidade ajuda o cliente a mudar os seus hábitos para ganhar saúde e bem-estar.

14. Treinamento esportivo: voltado para jovens atletas, ensina os fundamentos do tênis, basquete e outros.

15. Programa de incentivo para trabalhadores: mais uma vez, o foco é o trabalhador que geralmente fica horas sentado numa cadeira ou de pé, mas sem se mover. A ideia é promover a mudança de hábitos.

16. Boot Camp: atividade de alta intensidade que lembra o treinamento militar. Inclui exercícios que melhoram o condionamento cardiorrespiratório, força, resistência e flexilidade.