Treino para fortalecer abdômen




Aliada a uma boa dieta alimentar um treino supervisionado por um profissional de Educação Física pode ajudar a deixar seu abdômen livre de gordurinhas e bem definido. Entre os acessórios que podemos usar para realizar exercícios abdominais está a bola, encontrada em lojas de materiais esportivos.

A  bola é um material que estimula de forma diferenciada a musculatura abdominal. Dependendo do exercício, acionamos outras partes do corpo ao mesmo tempo, principalmente nos exercícios realizados em cima do acessório.

Fazer exercícios sobre a bola induz o indivíduo a melhorar o trabalho de consciência corporal, pois gera instabilidade (desequilíbrio) e, obrigatoriamente, fará o aluno ativar com mais intensidade a região abdominal e outras partes do corpo também.

Qualquer tipo de treino que foque os músculos abdominais ou envolva de alguma forma esta musculatura gera o fortalecimento, tanto para hipertrofia quanto para resistência muscular localizada. Mas não ajuda a eliminar gordura. O exercício abdominal na bola, sem material ou com qualquer outro tipo de acessório, sozinho, não será suficiente para esse objetivo.

A perda de gordura nessa região está diretamente ligada a uma dieta alimentar, que vai se adequar a cada indivíduo, e a um programa de atividades mais completo, de forma que o indivíduo realmente atinja a queima calórica ideal para o emagrecimento e consequente perda de peso generalizada.

Geralmente as pessoas se adaptam bem ao uso da bola, mas quem tem limitação articular, como, por exemplo, patologias na coluna, pode sentir certo desconforto. Por isso, o correto é fazer uma boa avaliação física ou consultar um médico ortopedista ou fisioterapeuta. Eles darão o aval para a realização de atividades físicas.

Veja exercícios que podem ser feitos

Exercício 1

- Fique em quatro apoios e coloque as duas pernas sobre a bola. Contraia bem o abdome. Escorregue devagar o corpo à frente, apoiando as mãos no chão, deixando a coluna e a cabeça paralelas ao chão e os braços totalmente estendidos, abertos na largura dos ombros.

- Devagar, flexione as pernas em direção ao peitoral e volte.

Exercício 2

- Apóie os braços na bola.

- Vire o corpo para a direita, deixando o braço perpendicular ao chão, com o antebraço apoiado na bola, à frente. Deixe as pernas estendidas e unidas. Eleve o tronco, até ficar uma linha reta dos pés à cabeça. Contraia bem o abdômen. Repita do outro lado.

Exercício 3

- Sente-se na bola, numa posição em que os joelhos fiquem flexionados em 90°. Apóie bem a lombar e contraia o abdômen e os glúteos, para estabilizar a pélvis. Leve o tronco em direção às coxas, mas só vá até a posição em que o tronco não saia da bola. Mantenha a respiração (expira na subida e inspira na descida).

Exercício 4

- Fique de joelhos e apoie o antebraço na bola, de modo que fiquem alinhados com o corpo. Estenda a perna totalmente e, com os glúteos e o abdômen contraídos, eleve a região do tronco e do peitoral. Fique numa posição em que a coluna, cabeça e pernas fiquem alinhados. Cuidado para não levantar os ombros - deixe-os sempre firmes, sem relaxá-los.