Entenda o que o cigarro pode causar no seu corpo


http://santacasadeparanaiba.com/wp-content/uploads/2016/01/tabagismo.jpg

Se você é um fumante, saiba que existem doenças - muitas vezes irreversíveis - que são causadas pelo cigarro. Neste, possuí cerca de 4 mil substâncias químicas que ao sofrerem uma reação química através da tragada tornam-se altamente tóxicas e nocivas á saúde. Cinco minutos de fumaça são suficientes para que todas essas substâncias invadam seu corpo e mudem seu funcionamento natural. Dentre os malefícios, o vício é o menor deles.

Várias substâncias tóxicas presentes na fumaça fazem os tecidos dos pulmões perderem elasticidade, o que acarreta uma destruição parcial da estrutura desses órgãos. O coração, o pulmão e o aparelho digestivo são os alvos mais fáceis e estão entre as principais partes do organismo atingidas pelo tabaco e a nicotina. Elas fazem com que a espessura dos vasos sanguíneos diminuam, comprometendo a circulação e aumentando o risco de derrame e infarto.

Além de modificar o hálito, a fumaça irrita a gengiva e pode favorecer a aparição de cáries, causando ainda, alteração nas papilas gustativas. E ao afetar o paladar e o olfato, o fumante ingere menos verduras e frutas e consomem mais sal para sentir sabores, influenciando assim, o aumento do colesterol. Não obstante, envelhecimento precoce, perda de viscosidade, descoloração nos pelos, retardamento, insônia, impotência sexual, catarata e infecções respiratórias também se enquadram nos malefícios do cigarro.

Portanto as consequências apresentadas acima comprova que, o uso do cigarro é um dos principais causadores de doenças. Milhões de pessoas sofrem todos os anos por doenças desencadeadas pelo tabagismo, podendo até serem fatais, como o câncer. Quanto maior o tempo de vício, maiores as chances do fumante desenvolver uma ou mais doenças. Parar de fumar é a única saída para se ter uma saúde estável e prolongar a esperança de vida.